quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Queda de Cabelo



     Queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais temidos, principalmente pela mulheres, no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Normalmente 90% do cabelo que temos esta sempre em crescimento e 10% entra em uma fase que chamamos de estabilidade. Quando o cabelo para de crescer e entra nessa fase de estabilidade ele costuma cair depois de 100 a 120 dias. Isso significa que mais ou menos 10% do nosso cabelo esta sempre caindo e isso é normal.
     Em determinadas situações (como após uma cirurgia ou perdas de peso mais significativas) quando nosso corpo é colocado sob estresse ele para de gastar energia em atividades que não são essenciais a subexistencia como por exemplo o crescimento de cabelos. Isso ocorre por questões de auto-preservação. Nesse período, uma quantidade maior de cabelo é colocada na fase de estabilidade o que significa que ele vai cair dentre de 100 a 120 dias. Além disso, uma vez nesta fase,  não há possibilidade de reversão para a fase de crescimento. Esse período em que uma quantidade maior de cabelo fica na fase que propicia a queda pode durar até 6 meses. 
     As perdas de cabelos mais tardias que ocorrem após 6 meses de cirurgia geralmente são devido a deficiências nutricionais como: ferro, proteína, ácidos graxos essenciais, biotina ou zinco.
     Os principais fatores que previnem a queda de cabelo no pós operatório são: ingestão de 60-80 gramas de proteína por dia, polivitaminicos que contenham 15 - 40 mg de zinco, 18 - 36 mg de ferro. Ingestão de ácidos graxos essenciais presentes principalmente nos peixes e 4 - 5 mg (ou 4000 ou 5000 mcg) de biotina.

     Estude essas informações, alimente-se de maneira correta e discuta as reposições citadas com o seu médico.


Abraço.

Hêmerson Paul

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Profilaxia da Trombose em Cirurgia Bariatrica.

Bom dia pessoal,

   Devo, a partir de agora escrever aqui com mais periodicidade e usar esse espaço para esclarecer dúvidas comuns e aspectos conflitantes relacionados a Cirurgia e aos processo envolvidos.

  Hoje vou aproveitar o espaço pra falar de anticoagulação em cirurgia Bariátrica. O que significa isso? 
  Todos sabemos que existem alguns fatores que aumentam a chance de termos trombose nas veias. Esse fato ocorre mais nas veias das pernas e esses coágulos podem se deslocar para o pulmão gerando uma complicação clinica muito grave para quem se submete a qualquer tipo de procedimento cirúrgico. A obesidade assim como o tabagismo e o uso de anticoncepcionais orais são alguns dos fatores que predispõe a essa ocorrência. Então é muito importante que quando o seu médico te peça pra parar de fumar e de usar anticoncepcionais hormonais orais por um período mínimo de 30 dias antes da cirurgia você obedesça pois estará se protegendo. Além disso movimentar-se no pós-operatório precoce é uma das melhores ações que podem ser realizadas para prevenir essa complicação. Movimente-se sempre desde o momento em que chegar ao quarto até quando estiver em casa. Mas para fazer isso tenha cuidado, principalmente logo no pós-operatório imediato, tome líquidos para não desidratar e ter tonturas ao mudar de posição (deitado - sentado - em pé).

Recentemente participei de uma Jornada Científica na cidade de Valência Espanha que discutiu apenas aspectos relacionados a anticoagulação. Esse cuidado trata do uso de medicamentos e demais aparatos como meias de compressão e outros para se prevenir esses eventos no pós - operatório de procedimentos cirúrgicos. Participaram do evento médicos de várias especialidades e as maiores autoridades Européias no assunto. Pudemos trocar experiências, assistir apresentações dos últimos trabalhos publicados sobre o assunto e conversar diretamente com os autores dos trabalhos mais importantes.

No que se refere a maneira mais correta de fazer a profilaxia da Trombose nos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica NÃO existe consenso ou receita de bolo. Isso quer dizer que não há uma conduta padronizada que sirva para todos os pacientes. É importante saber que esses métodos profiláticos (medicamentos, meias e outros) também tem complicações relacionadas ao seu uso. Cada caso deve ser avaliado individualmente quando são identificados fatores de risco como: obesidade grave, tabagismo, uso crônico de anticoncepcionais, história de trombose prévia (predisposição genética), idade, sexo masculino, imobilidade, apnéia do sono, muitas varizes de membros inferiores, técnica cirúrgica empregada e tempo operatório. Os pacientes portadores desses fatores devem ser acompanhados mais de perto e os métodos de profilaxia são empregados com maior liberdade em que pese os riscos de sangramento. Os pacientes com poucos ou sem fatores de risco tem o uso de métodos profiláticos ponderados aos riscos de sangramentos ou outras complicações que esses métodos podem ocasionar. Resumindo mais uma vez "não há receita de bolo", cada paciente deve ser individualizado e ter a profilaxia direcionada de acordo com suas condições de risco e fatores que possam ser agravados com o uso de anticoagulantes.

Quando você for a consulta médica informe seu médico da existência desses fatores citados anteriormente, isso pode ajudá-lo a otimizar a profilaxia da trombose levando em consideração os riscos para você.

Abraço a todos e boa sorte !