quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Queda de Cabelo



     Queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais temidos, principalmente pela mulheres, no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Normalmente 90% do cabelo que temos esta sempre em crescimento e 10% entra em uma fase que chamamos de estabilidade. Quando o cabelo para de crescer e entra nessa fase de estabilidade ele costuma cair depois de 100 a 120 dias. Isso significa que mais ou menos 10% do nosso cabelo esta sempre caindo e isso é normal.
     Em determinadas situações (como após uma cirurgia ou perdas de peso mais significativas) quando nosso corpo é colocado sob estresse ele para de gastar energia em atividades que não são essenciais a subexistencia como por exemplo o crescimento de cabelos. Isso ocorre por questões de auto-preservação. Nesse período, uma quantidade maior de cabelo é colocada na fase de estabilidade o que significa que ele vai cair dentre de 100 a 120 dias. Além disso, uma vez nesta fase,  não há possibilidade de reversão para a fase de crescimento. Esse período em que uma quantidade maior de cabelo fica na fase que propicia a queda pode durar até 6 meses. 
     As perdas de cabelos mais tardias que ocorrem após 6 meses de cirurgia geralmente são devido a deficiências nutricionais como: ferro, proteína, ácidos graxos essenciais, biotina ou zinco.
     Os principais fatores que previnem a queda de cabelo no pós operatório são: ingestão de 60-80 gramas de proteína por dia, polivitaminicos que contenham 15 - 40 mg de zinco, 18 - 36 mg de ferro. Ingestão de ácidos graxos essenciais presentes principalmente nos peixes e 4 - 5 mg (ou 4000 ou 5000 mcg) de biotina.

     Estude essas informações, alimente-se de maneira correta e discuta as reposições citadas com o seu médico.


Abraço.

Hêmerson Paul

Nenhum comentário:

Postar um comentário