segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cirurgia Robótica no Tratamento da Obesidade

Bom pessoal hoje o assunto é Robô.
Existe no mundo um crescimento grande das cirurgias que utilizam a tecnologia robótica. A cirurgia bariátrica também vem sendo ocupada por essa metodologia. A utilização de robôs para realizar procedimentos cirúrgicos cresce muito a cada dia sendo os Estados Unidos da América o líder desse processo com mais de 2000 robôs instalados e utilizados desde meados dos anos 2004.

Recentemente chegaram em Belo Horizonte 3 Robôs que foram instalados nos Hospitais Vila da Serra, Mater Dei e Felicio Rocho. São dois modelos Si e um modelo Xi este último da tecnologia mais recente está instalado no Hospital Mater Dei. Primeiramente é preciso alguns esclarecimentos sobre sobre as diferenças com as tecnologias que a gente já conhece. Atualmente as cirurgias podem ser realizadas de três maneiras: convencional, laparoscópica e Robótica. A cirurgia convencional é o método mais antigo aonde o cirurgião opera através de um corte feito no abdome do paciente. Esse corte expõe as vísceras que serão manipuladas durante o procedimento cirúrgico. A laparoscopia foi o primeiro grande avanço na área cirúrgica. Inicia-se com ela e era dos procedimentos minimamente invasivos. Isso nada é mais do que o ato de criar uma maneira de entrar no abdome para operar o paciente com o mínimo de agressão possível. Na laparoscopia são realizadas pequenas incisões através das quais o médico introduz instrumentos que ele manipula fora do abdome produzindo efeitos no interior no mesmo. A cirurgia videolaparoscópica melhorou muito o pós-operatorio por agredir menos a parede abdominal e isso foi sem dúvida uma das maiores revoluções no campo cirúrgico. No entanto a manipulação do instrumento fora do abdome, reproduzindo movimentos de maneira mecânica na extremidade do instrumento, tem pouca precisão. Essa limitação da laparoscopia gera dificuldades na atuação do cirurgião no interior do abdome e em alguns casos até aumentando o risco de complicações. A cirurgia robótica veio para resolver essa limitação. Através de articulações robóticas na ponta do instrumento o cirurgião manipula a pinça com mais precisão e menos limitações como acontece na laparoscopia. É importante esclarecer que ainda não existe para uso em humanos robôs que operam sozinhos. A tecnologia disponível hoje ajuda o Cirugião a melhorar a qualidade dos movimentos dentro do paciente aumentando assim a precisão e a delicadeza da cirurgia. O cirurgião é quem opera e o robô aumenta a capacidade de se fazer um procedimento mais preciso e com menor chance de complicações. 

Assim como em outras áreas humanas o uso da tecnologia robótica é cada vez mais frequente. Apesar do susto inicial causado pelo desconhecimento e até mesmo pela informação fantasiosa veiculada pela mídia (cinemas e novelas) essas tecnologias são benéficas. Elas foram desenvolvidas com a finalidade de ajudar o ser humano e logo serão cada vez mais usadas até o ponto de se tornarem comuns no nosso dia-dia. Seguindo na ideia de oferecer aos meus pacientes o que acredito ser o melhor a algum tempo venho estudando e me capacitando para realizar a Cirurgia Robótica. Assim com a chegada dessa tecnologia aqui em Minas Gerais já estou capacitado e realizando as cirurgias Robóticas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário